Formação para empresas
Segurança Contra Incêndio
Formação EspecÃfica em SCIE para Técnicos Municipais
Enquadramento
Com a entrada em vigor da nova legislação (Portaria n.º 32/2021 de 10 de Fevereiro) surge a necessidade de dotar os Técnicos Municipais com competências para analisarem Projectos e Medidas de Autoprotecção em edifÃcios e recintos da 1.ª categoria de risco.
Neste seguimento, a presente Acção de Formação, de cariz teórico-prático, tem como objectivo habilitar os formandos com os conhecimentos necessários, na área da segurança contra incêndios, para apreciação de projectos e medidas de autoprotecção e pela realização de vistorias e inspecções das condições de segurança contra incêndio em edifÃcios (SCIE) de edifÃcios e recintos classificados na 1.ª categoria de risco.
Programa
· Regime JurÃdico de Segurança contra Incêndio em EdifÃcios (2 horas)
· Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em EdifÃcios (28 horas)
- Conceitos.
- Condições exteriores comuns.
- Condições gerais de comportamento ao fogo, isolamento e protecção.
- Condições gerais de evacuação.
- Condições gerais das instalações técnicas.
- Condições gerais dos equipamentos e sistemas de segurança.
- Controlo de fumo.
- Meios de intervenção.
- Condições gerais de autoprotecção.
- Recintos itinerantes ou provisórios.
· Métodos de análise das condições de SCIE e de análise de risco (4 horas)
· Desenvolvimento dos serviços (6 horas)
Pré-requisitos
Não existem conhecimentos prévios recomendados para esta Acção, sendo que todos os indivÃduos têm de ser detentores de formação habilitante nos domÃnios da arquitectura, engenharia ou engenharia técnica, reconhecida em Portugal, estando inscrito na respectiva Ordem Profissional.
Formato
A Acção de Formação tem uma duração de 40 horas que se encontram distribuÃdas por quatro módulos, conforme o programa apresentado.
A avaliação da aprendizagem compreende a realização de:
- · Teste Individual: escrito (constituÃdo por perguntas de escolha múltipla), com consulta, duração máxima de 45 minutos, sobre toda a matéria ministrada, devendo os formandos ter pelo menos 50% de aproveitamento nas questões com vista a atingir uma nota mÃnima de 10 valores;
- · Relatórios de análise do Projecto e Medidas de Autoprotecção de uma UT IV da 1.ª Categoria de Risco, devendo ser realizados individualmente;
- · Assiduidade - Frequência de pelo menos 90% da carga horária.
Mais informação
- 40h
- Formação à Distância