Enquadramento
Os procedimentos inerentes à reanimação, se forem correctamente aplicados, aumentam exponencialmente a probabilidade de sobrevivência aquando de uma paragem cárdio-respiratória, sendo cruciais para a redução de sequelas e até para a prevenção da mortalidade.
Neste âmbito, a presente Acção de Formação, de cariz teórico-prático, tem como objectivo habilitar os formandos com as competências necessárias para, não só reconhecer situações de perigo de vida iminente, bem como executar manobras que contribuam para a manutenção da ventilação e da circulação. Pretende-se, de igual forma, que os formandos sejam capazes de:
i) conhecer os diversos elos da cadeia de sobrevivência;
ii) abordar a vítima em segurança;
iii) identificar a situação de paragem cárdio-respiratória; e,
iv) efectuar a abordagem da via aérea, massagem cardíaca e posição lateral de segurança.
Programa
· Cadeia de sobrevivência;
· Causas de paragem e principais técnicas de reanimação cárdio-respiratória;
· Riscos na prestação do socorro;
· Posição Lateral de Segurança (PLS);
· Algoritmo de Suporte Básico de Vida;
· Manobras de Suporte Básico de Vida;
· Práticas simuladas.
Pré-requisitos
Não existem conhecimentos prévios recomendados para esta Acção, sendo que todos os indivíduos que possuem interesse pela temática do Suporte Básico de Vida ou necessitem de adquirir a competência técnica poderão frequentá-la.
Formato
A Acção de Formação tem uma duração de 8 horas que se encontram distribuídas por seis módulos, conforme o programa apresentado.
A avaliação da aprendizagem compreende, não só as dimensões de participação, motivação e interesse, bem como a realização de exercícios práticos para a aplicação de técnicas de acção em manequins pedagógicos próprios.